' Como Fazer Carne de Sol Com a Carne Crua http://receitasdaneusac.blogspot.com.br/

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Como Fazer Carne de Sol Com a Carne Crua

Primeira pergunta:

Qual carne usar?

Tem que ser uma carne de boa qualidade. Pode ser por exemplo: maminha, picanha, contra-filé, coxão-mole, alcatra, até com lagarto eu soube de gente que fez e ficou bom.


Segunda pergunta:

Qual o sal que devo usar? O fino ou o grosso?

Eu prefiro o fino, pois ele penetra melhor na carne tornando o processo mais rápido.


Terceira pregunta:

Quanto de sal vai usar?

Tanto eu quanto minha mãe colocamos no olhômetro, isto é, não temos medida, mas não economize. O sal é usado para desidratar a carne então coloque bastante. Quem já fez receitas com carne do sol sabe que ela é bem salgada (tipo o bacalhau) e que antes de prepará-la temos que dessagá-la.


Quarta pergunta:

Fica muito tempo no sol?

Ela chama-se Carne do Sol, mas não vai no sol e sim no sereno.


Vamos fazer então?

Escolha uma carne de boa qualidade e abra em mantas com aproximadamente 3 a 4 cm de espessura. Coloque a manta de carne em um recipiente e espalhe o sal por cima, vire a carne e espalhe o sal do outro lado também. Cubra o recipiente com um pano de prato e deixe descansando por aproximadamente 12 horas. Agora coloque um varal à sombra, pendure a carne e deixe “curar” mais ou menos 48 horas. Se puder deixar no sereno melhor ainda. Eu coloquei um varal entre a cozinha e a despensa (onde tem uma janela), no quintal não ia rolar, pois ia ser um banquete para os gatos da vizinhança, hahaha.

Durante a noite eu deixei a carne descoberta, mas durante o dia eu cobri com um paninho por conta das moscas, poeira, estas coisas.

Depois de pronta é só conservar na geladeira.




Obs. Depois de pronta a carne muda de cor. Você vai ver que ela fica mais escura que a carne crua.


Dicas

Quando for usar a carne, lave muito bem para retirar o excesso de sal. Depois deixe de molho no leite que além de tirar o resto do sal, vai deixar a carne bem mais macia.
Quando fritar a Carne do Sol, não deixe muito no fogo, pois ela fica dura. O sal já faz uma espécie de pré-cozimento na carne, então quando dourar um pouquinho já retire do fogo.